Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Planos de Curso > Planos de Disciplinas > Sociologia brasileira e pesquisas raciais e de religiões africanas/indígenas

Sociologia brasileira e pesquisas raciais e de religiões africanas/indígenas

Publicado: Sexta, 03 de Novembro de 2023, 17h43 | Última atualização em Sexta, 03 de Novembro de 2023, 19h39 | Acessos: 962

Sociologia brasileira e pesquisas raciais e de religiões africanas/indígenas

Optativa

Carga Horária: 60h

Ementa:

Sociologia brasileira e as pesquisas raciais no Brasil e a sua interlocução com o pensamento social da e na Amazônia. Pesquisas étnico-raciais contemporâneas e a perspectiva sócioantropológica. As religiões africanas e indígenas e suas influências na constituição da identidade étnico-religiosa no Brasil e na Amazônia.

Objetivo Geral:

Compreender as pesquisas raciais no Brasil e sua interlocução com o pensamento social dos intelectuais da Amazônia.

Objetivos Específicos:

1. Estudar o perfil das pesquisa socio-histórica no Brasil relacionadas às relações raciais e sua contribuição no pensamento sociológico, além do impacto na formação dos intelectuais das ciências sociais;
2. compreender as pesquisas raciais no Brasil e sua interlocução com o pensamento social da e na Amazônia
3. Revisar os fundamentos das pesquisas étnico-raciais na perspectiva sócio-antropológica;
4. Analisar as religiões africanas e indígenas e suas influências na constituição da identidade étnico-religiosa na Amazônia.

BIBILIOGRAFIA:

ANDRADE, Mário de. Macunaíma: o herói sem nenhum caráter. Ed. Saraiva. RJ. 2012.

AZEVEDO Thales. As elites de cor: um estudo de ascensão social. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1955.

BASTIDE, Roger. As religiões africanas no Brasil: contribuição a uma sociologia das interpretações de civilizações. São Paulo: Pioneira, v.2. 1971.

_____. As américas negras: as civilizações africanas no novo mundo.

BATISTA, Djalma. O Complexo da Amazônia: Análise do processo de desenvolvimento. EDUA. 2011.

BENCHIMOL, Samuel. Amazônia: Formação Social e Cultural. Ed. Valer. Manaus. 2009.

BUCHILLET, Dominique. Os Índios da Região do Alto Rio negro histórias, etnografia e situação da terra.UNB, ORTOM. 1992.

CARDOSO, Fernando Henrique. Capitalismo e escravidão meridional no Brasil: O negro na sociedade do Rio Grande do Sul, Rio de janeiro, Paz e Terra, 1977

_____. Negros em Florianópolis: relações sociais e econômicas. Florianópolis: Insular, 2000.

_____. Os Pensadores que inventaram o Brasil, 1 ed. Companhia das Letras, 2013.

COSTA. Renilda. A. Batuque: espaços e práticas de reconhecimento da identidade étnico-racial. 1. ed. , 2017.

FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classe: o legado da raça branca. São Paulo, ed. Dominus, 1964.

WAGLEY, Charles. Uma comunidade amazônica: um estudo do homem dos trópicos. Companhia Editora Nacional: São Paulo, 1957. – tradução Clotilde da Silva da costa

GALVÃO, Eduardo. The Religion of an Amazon community: a study in culture change. Ann. Arbor, University Microfilms. 1955.

_____. Santos e visagens - um estudo da vida religiosa do Ita. Amazonas. Rio de Janeiro, ed. Nacional. 2 ed. 1976.

_____. Caboclização das comunidades Tene-tehara. ln: FERNANDES, F., comp. Comunidade e sociedade no Brasil. São Paulo, Ed. Nacional, 1972. p. 21-34.

_____. Encontro de sociedades tribal e nacional. Manaus, Gov. Estado do Amazonas. (Reedição) 24 p. 1966.

MONTEIRO, Mário Ypiranga. Culto de santos & festas profano-religiosas. Manaus, Impresa Oficial, 1983, p. 349.

NOGUEIRA, Oracy. Preconceito de marca: as relações raciais em Itapetininga. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo

PEREIRA, Nunes. A casa das Minas – culto dos Voduns de Jeje no Maranhão: Editora vozes, 1979

PINTO, Luiz Aguiar Costa. O Negro no Rio de Janeiro. Relações de raças numa sociedade em mudança. 2a. edição, RJ, Editora UFRJ, 1998.

_____. Sociologia e desenvolvimento. Temas e problemas do nosso tempo. Rio de Janeiro, Editora Civilização Brasileira, 1963.

registrado em: