Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Planos de Curso > Planos de Disciplinas > Teoria Sociológica II - Linha Cultura e Conhecimento
Início do conteúdo da página

Teoria Sociológica II - Linha Cultura e Conhecimento

Publicado: Sexta, 03 de Novembro de 2023, 17h43 | Última atualização em Sexta, 03 de Novembro de 2023, 18h15 | Acessos: 877

Teoria Sociológica II - Linha Cultura e Conhecimento

Obrigatória

Carga Horária: 60h

Ementa:

Teorias Sociológicas contemporâneas e sua contribuição no campo da cultura e conhecimento. Contribuições de Max Weber na teoria sociológica contemporânea. A microestrutura e Escola de Chicago; Interacionismo Simbólico; Teoria da Ação Social; A etnometodologia, a fenomenologia e o pós-estruturalismo. Teoria sociológica no campo do conhecimento tradicional, popular, étnico, literário, entre outros; A religião na teoria sociológica contemporânea. A distinção dos conceitos raça, etnia, nação, pertença racial e étnica e repercussões no campo dos estudos culturais e identitários. Teoria do reconhecimento.

Objetivo Geral:

Proporcionar ao acadêmico acesso a uma literatura especializada no campo da sociologia contemporânea e de seus fundamentos na sociologia clássica, a qual permita a leitura dos fenômenos sociais, culturais e da construção do conhecimento.

Objetivos Específicos:

1. Estudar as contribuições de Max Weber na teoria sociológica contemporânea;

2. Revisar as teorias sociológicas contemporâneas e sua contribuição no campo da cultura e do
conhecimento

3. Compreender as diversas concepções teórico-metodológicos da sociologia contemporânea;

4. Analisar o campo da cultura e conhecimento na teoria sociológica, tais como, raça, etnia, nação, pertença étnica e repercussões no campo dos estudos culturais e identitários.

BIBILIOGRAFIA:

ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de [Org.]. Conhecimento Tradicional e biodiversidade: normas vigentes e propostas. PPGAS/UFAM-PPGDA/UEA, 2008.

BARTH, Fredrik. Etnicidade e o conceito de cultura. Antropolítica, n. 19, 2005.

BASTIDE, Roger. As religiões africanas no Brasil: contribuição a uma sociologia das interpretações de civilizações. São Paulo: Pioneira, v.2. 1971.

BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A Construção Social da Realidade. Vozes, 2001. orig. 1966.

BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. Modernidade, pluralismo e crise de sentido: a orientação do homem moderno. Vozes, 2012.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Editora da UFMG, 1998

BLUMER, H.. El interaccionismo simbólico: perspectiva y método. Hora. 1982.

BOURDIEU Pierre. O ofício de sociólogo: metodologia da pesquisa, Vozes, 2015

_____. Os usos sociais das ciências, Editora UNESP,2004

_____. A Distinção: crítica social do julgamento. Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007.

BURKE, Peter. Hibridismo cultural, Editora da Unisinos , 2018.

CASTELLS, Manuel. O poder da Identidade. Paz e Terra, 1999

GARFINKEL, H. Studies in ethnomethodology. Editora Vozes, 2018.

DIEGUES, A. C. & ARRUDA, R. S. V. (Org). Saberes tradicionais e biodiversidade no Brasil. USP, 2001

GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Jorge Zahar, 1978.

GIDDENS, Anthony. Problemas Centrais em Teoria Sociais. Vozes,2018.

_____. As Consequências da Modernidade. Unesp, 1991.

GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Vozes, 2002

HABERMAS, Jurgen. A Inclusão do Ouro: estudos de teoria política. Loyola, 2001.

_____. Teoría de la acción comunicativa.Taurus, 1999. orig. 1981.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. &A, 1998.

_____. Da diáspora: identidades e mediações culturais. UFMG, 2008

HERITAGE, J. C. Ethnomethodology. In A. Giddens & J. Turner. Polity Press, 1987.

HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. 2003.

JOAS, H.. Interacionismo simbólico. In A. Guiddens & J. Turner (Orgs.), Teoria social hoje. São Paulo: UNESP, 1999.

KAUFMANN, Jean-Claude. A Entrevista compreensiva: um guia para pesquisa de campo. Vozes, Maceió

LUCKMANN, Thomas. Teoría de la acción social. Paidós, 1996.

MBEMBE, Achile. As Formas Africanas de Auto-Inscrição. Estudos Afro-Asiáticos, Ano 23, nº 1, 2001.

MEAD, George H. Espíritu, persona y sociedad: desde el punto de vista del conductismo social. Paidós, 1982. 

MOREIRA, Alberto da Silva; OLIVEIRA, Irene Dias de (Orgs.). O futuro da religião na sociedade global: uma perspectiva multicultural. São Paulo: Paulinas, 2008.

OLIVEIRA, João Pacheco de. Uma etnologia dos “índios misturados”? Situação colonial, territorialização e fluxos culturais. Revista Mana: Estudos de Antropologia Social, Rio de Janeiro, v.4, n. 1, abr. 1998, p. 47-77.

ORO, Ari Pedro. Religião, Coesão Social e Sistema Político na América Latina. In: Projeto Nova Agenda de Coesão Social para a América Latina. IFHC/CIEPLAN, 2008.

POUTIGNAT, P.; SPREIFF-FENART, Jocelyne. Teorias da etnicidade. Seguidos de grupos étnicos e suas fronteiras de Fredrik Barth.

RAWLS, A. W. . Harold Garfinkel, ethnomethodology and workplace studies. Organization Studies, 29(5), 2008, p. 701-732.

SCHUTZ Alfred. Sobre fenomenologia e relações sociais. Vozes, 2012.

EDUARDO, Carlos. Weber Max: A racionalidade da vida. Vozes, 2013

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página