Página inicial > Planos de Curso > Planos de Disciplinas > Metodologia em Ciências Sociais

Metodologia em Ciências Sociais

Publicado: Sexta, 03 de Novembro de 2023, 17h43 | Última atualização em Sexta, 03 de Novembro de 2023, 18h15 | Acessos: 1198

Metodologia em Ciências Sociais

Obrigatória

Carga Horária: 60h

Ementa:

Epistemologia da metodologia. Metodologia Cientifica e Humanidades. A construção do objeto de pesquisa e implicações das escolhas metodológicas. Métodos quantitativos e qualitativos. Instrumentalização de coleta de dados. Tabulação, tratamento, produção e análise dos dados. Comunicação e redação científica. Estruturação e elaboração de Projeto de Pesquisa.

Objetivo Geral:

A disciplina visa compartilhar, discutir e orientar estudos sobre a epstemologia da metodologia aplicada aos estudos sociológicos, além de revisar e promover debates sobre a sua aplicação dos métodos científicos no campo sociológico.

Objetivos Específicos:

1. Apresentar estudos que versem sobre a epistemologia da metodologia.
2. Discutir a adequação das metodologias ao campo sociológico.
3. Verificar a potência metodológica às propostas dos projetos em andamento dos alunos matriculados na disciplina.
4. Analisar a aplicação e execução de metodológica em pesquisas sociológicas consolidadas.

BIBILIOGRAFIA:

BACHELARD, G. A epistemologia. Lisboa: Edições 70, 2010.
BARBETTA, Pedro Alberto. Estatística Aplicada às Ciências Sociais (5ª edição revisada).
Editora da UFSC. Florianópolis (SC), 2003.
BECKER, H. Segredos e truques da pesquisa. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean-Claude; PASSERON, Jean-Claude. A profissão de
sociólogo: preliminares epistemológicas. Petrópolis: Vozes, 2000.
BOURDIEU, Pierre (Org.). A miséria do mundo. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
CLIFFORD, James, Sobre autoridade etnográfica. In A experiência etnográfica: antropologia e
literatura no século XX. Rio de Janeiro: UFRJ, 2002.
DAVIS, J. A. Levantamento de Dados em Sociologia: uma análise estatística elementar. Rio de
Janeiro RJ: Zahar Editores, 1976.
GÜNTHER, H. Como Elaborar um Questionário (Série Planejamento de pesquisa nas Ciências
Sociais, nº 01) Brasília: DF. UNB, 2003
JAPIASSU, H. Introdução ao pensamento epistemológico. Rio de Janeiro: Francisco Alves,
1977.
MORIN, E. Ciência com Consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
KUHN, T.. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Editora Perspectiva, 1998.
POPPER, K. Ciência: Conjecturas e refutações. Brasília: Ed. Da UnB, 1982.
PAUGAN, Serge (Coord.). A pesquisa sociológica. Petrópolis: Vozes, 2015.
PINTO, C. & GUAZZELLI, C. (Orgs.). Ciências Humanas: pesquisa e método. Porto alegre: Ed.
UFRGS, 2008.
POPPER, Karl. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 2007.
QUIVY, Raymond. CAMPENHOUDT, Luc Van. Manual de investigação em Ciências Sociais.
Lisboa: Gradiva, 2008.
ROCHA, L. Como Criar E Classificar Categorias Para Fazer Análise De Conteúdo: Uma
Questão Metodológica. Revista Eletrônica de Ciência Política, vol. 7, n. 1, 2016
THIOLENT, M. (org.) Crítica metodológica, investigação social e enquete operária. São Paulo:
Ed. Polis, 1982.
MORIN, E. Ciência com Consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
WEBER, Florence. Guia para pesquisa de campo: produzir e analisar dados etnográficos.